O futebol é um dos esportes mais popular do mundo e, com o desenvolvimento e os investimentos financeiros que estão caracterizando o movimento em terra chinesa, a tendência é de se consolidar cada dia mais como o esporte mais amado do mundo. Isto aumentará os interesses econômicos e teremos cada dia mais treinadores preparados e profissionais que trabalharão no ambiente do futebol. 

 

Se hoje a prioridade é atribuída pela preparação técnica e tática, no próximo futuro será fundamental cuidar também da preparação mental do atleta que tem o desejo de entrar na lista dos melhores 30 jogadores do mundo.

 

O Mental Coach, profissional que hoje na verdade é pouco considerada e bastante desvalorizado, será fundamental para ajudar a evolução profissional dos atletas. 

Apesar de ser muito comum encontrar Mental Coaches que trabalham com qualquer atleta, independente do esporte que praticam, para o ajudar a vencer, a tendência do próximo futuro será a especialização, isso é se dedicar a treinar mentalmente atletas de um esporte porque cada esporte tem as próprias caraterísticas e, por isso os atletas precisam de uma preparação mental diferente e especifica. 

Um jogador de futebol e um nadador não têm quase nada em comum e, portanto, precisam ser treinados de forma diferente.

 

Para satisfazer completamente as exigências dos atletas o Mental Coach precisa ser adequadamente preparado para enfrentar esse desafio de alto nível e ajudar o esportista a manter uma performance excelente ao longo do tempo.

 

O Coach que deseja trabalhar no mundo do futebol precisa saber que um jogador, dependendo da posição que ocupa no “onze” precisa de um treinamento detalhado e especifico e também de uma preparação “básica” comum a todo futebolista. 

O futebol é um esporte de equipe onde resistência atlética, velocidade, técnica, capacidade tática e jogo de equipe se juntam no espaço de 95 minutos. O jogo é a cada ano mais rápido e por isso o jogador precisa pensar e agir rapidamente.

Sendo um esporte de equipe a vitória do time depende de muitos fatores, alguns incontroláveis, mas também neste caso, muitas vezes, o placar final depende da forma que o atleta soube treinar (tecnicamente, taticamente e mentalmente) diariamente durante a semana.  

Atualmente durante o jogo são utilizados geralmente 14 (11+3) jogadores que ocupam posições diferentes no terreno de jogo e, portanto, existem caraterísticas e comportamentos diferentes que o Mental Coach precisa fortalecer garantindo para cada um deles o treinamento mental mais eficaz e produtivo para que cada atleta possa ter o melhor desempenho e mantê-lo ao longo de toda a competição. 

 

Acontece frequentemente de ver jogadores e times com um rendimento muito inconstante durante o campeonato, ou mesmo dentro do jogo e isto é explicável com uma palavra: estresse. Hoje em dia a incapacidade de baixar os níveis de stress depois do jogo e produzir a adrenalina necessária antes da performance é a principal causa da queda vertical de prestação de atletas e times de futebol.

Geralmente cada jogador precisa:

1) Manter elevada a concentração durante os 95 minutos de jogo.

 

2) Ser mentalmente “presente” (poder do agora) para ter a lucidez mental necessária, saber o que fazer e como fazê-lo.

 

3) Ter a consciência de possuir capacidades técnicas e táticas suficientes para lhe garantir o melhor desempenho possível.

 

4) Saber gerenciar o relacionamento com os companheiros de time, inclusive aqueles que jogam pouco.

 

5) Saber gerenciar o relacionamento com os adversários sem cair nas provocações e perder o foco, sendo isso um grande perigo que pode prejudicar um excelente desempenho.

 

6) Saber gerenciar o relacionamento com o juiz que no futebol tem um papel tão importante que pode, com suas decisões, influenciar a lucidez e a concentração do jogador. 

 

Se estas caraterísticas precisam ser treinadas com todos os jogadores existem áreas mais especificas que o Mental Coach deve “trabalhar” com cada atleta dependendo da posição que ele ocupa no terreno de jogo.

 

Por exemplo um goleiro necessita de: 

- Saber gerenciar as emoções e a tensão do jogo porque, ao contrário dos jogadores de movimento, não tem a possibilidade de descarregar fisicamente a tensão acumulada durante o jogo.

 

- Ter um elevado nível de concentração porque muitas vezes precisa estar preparado para fazer 1 / 2 defesas fundamentais a cada jogo.

 

- Estar sempre presente (poder do agora) evitando todas as possíveis distrações e mantendo a lucidez para saber “ler a ação” antes da mesma acontecer.

 

- Ter plena consciência de suas capacidades para aproveitar 100% todas as qualidades técnicas e atléticas.

 

- Desenvolver capacidades de liderança para poder guiar os próprios zagueiros e, de certo modo, contribuir a organizar a defesa do time. 

 

- Ter plena confiança em si próprio para transmitir confiança e segurança a todos os companheiros do time.

 

Os zagueiros por sua vez precisam:

- Desenvolver uma grande confiança em relação a suas capacidades táticas e físicas.

 

- Manter um elevadíssimo nível de atenção durante 95 minutos de jogo.

 

- Possuir a capacidade de se adaptar rapidamente aos movimentos dos adversários para ter segurança, decisão e prontidão em todas as ações defensivas. 

 

- Precisam controlar as emoções para passar segurança aos companheiros e garantir uma excelente saída de bola.

 

Desde sempre se diz que os jogos se ganham no meio campo, portanto quem joga nesta posição deve desenvolver:

- Uma presença mental extremamente ativa para tomar decisões de jogo rápidas e eficazes.

 

- A capacidade de gerenciar os espaços para se mover com proveito em todas as direções otimizando os esforços, “fazendo correr a bola” e “dirigindo o time”.

 

- Liderança acentuada.

 

- Lucidez mental e intensidade que garantam intervenções eficazes, rápidas e dentro do regulamento do jogo.

 

- Capacidade mental de saber quando atacar, defender e impostar o jogo (calibrando os passes).

 

- Capacidade de gerenciar as faltas (feitas e recebidas).

 

- Capacidade de conversar com o juiz de forma construtiva.

 

Muitas vezes é fundamental para ganhar o jogo a prestação do atacante que, algumas vezes, pode permanecer muitos minutos sem nem tocar a bola e por isso precisa desenvolver capacidades especificas que o tornem infalível na hora de aproveitar a única oportunidade de marcar um gol.

Um atacante precisa ter:

- Força mental para permanecer concentrado durante um jogo onde pode receber somente uma bola útil. 

 

- Capacidade de controlar o instinto egoísta para poder fazer em cada jogada a escolha melhor para o time.

 

- Intuição aguçada perto do gol para aproveitar as fraquezas do adversário. 

 

- Plena consciência do próprio potencial para aproveitar todas suas qualidades em qualquer momento do jogo. 

 

- Capacidade de gerenciar as faltas recebidas mantendo alta a concentração e o foco no objetivo principal.

 

O Mental Coach deve mostrar aos jogadores quais são os desafios dos companheiros dentro do campo porque desta forma o time conseguirá jogar com uma “única mente coletiva” que levará cada um dos protagonistas dentro do campo a utilizar sempre o máximo potencial.

Quando o jogador de futebol alcança o equilíbrio técnico, tático e mental as prestações irão melhorar constantemente e conseguirá a controlar um dos maiores inimigos que um jogador professional precisa enfrentar: a tensão nervosa pré e pós jogo. 

 

É fundamental lembrar que antes de ser um grande atleta, o jogador (ou jogadora) de futebol deve ser um homem (ou mulher) consciente das suas capacidades, deve conhecer quais são seus valores que determinam todas suas escolhas, dever saber qual é sua missão e ter sempre claro quais são seus objetivos a curto, médio e longo prazo.

 

Como em qualquer atividade da vida quem possui um alto nível de autoconhecimento, é consciente do próprio valor e sabe onde quer chegar, tem grandes possibilidades de alcançar o sucesso que deseja e merece.

 

®© Diego Trambaioli

Foto: Google Search | Google Search 

 

P.S. Se achar que esta postagem possa ser útil para seus amigos, utilize os botões aqui em baixo para a compartilhar nas redes sociais. O apreciaria muito, obrigado.

Mental Coach de Alta Performance
Mental Coach de Alta Performance