“Quando você sabe quem é e aquilo que você quer, não é qualquer coisa que te satisfaz e menos ainda qualquer coisa que te atinge.” 
(Diego Trambaioli)

 

No esporte, assim como na vida existem épocas nas quais tudo parece ser perfeito, nos sentimos fortes e confiantes, qualquer coisa que planejamos acontece exatamente como tínhamos imaginado e ainda melhor. 

Neste momento em que parece que tudo se encaixa perfeitamente possuímos uma grande energia que nos leva a pensar que alcançar resultados maravilhosos seja fácil. 

Infelizmente não é bem assim, a natureza nos ensina que não existem somente dias de sol, de vez em quando o clima muda, o céu fica cinzento e se enche de nuvens carregadas de chuva.

 

A mesma coisa acontece na vida e no esporte: as coisas podem tomar momentaneamente um rumo negativo e acontecem imprevistos que mudam radicalmente a situação. 

Uma lesão, uma mudança de treinador e preparador físico podem quebrar aquele equilíbrio perfeito e magico que permite ao atleta de ter um desempenho de alto nível, mas é justamente nas horas mais complicadas que acontece a seleção natural entre atletas “normais” que alcançam bons resultados e os “craques” que “escrevem a história”. 

 

Alguns atletas gastam mais tempo e energia procurando álibis para justificar as derrotas imprevistas, muitos pensam em problemas futuros antes mesmo que eles se apresentem (exemplo: E se vou me machucar? E se não passar bem o dia do jogo, etc.) e muito poucos enxergam as dificuldades como desafios, como uma oportunidade de aprendizado útil para alcançar o sucesso de forma mais rápida. 

 

É exatamente aqui, com base nas crenças, que se percebe a diferença entre o bom atleta e o campeão. 

O craque acredita totalmente em suas capacidades e possibilidades, a crença é bem mais forte do que o desejo. 

Você pode desejar de ser o melhor de todos, o número 1 e sonhar de ganhar muitos troféus. Claro, tudo isto é importante, é o primeiro passo rumo ao sucesso, mas se você não acreditar 100% que isto possa se tornar realidade, o seu é simplesmente um sonho de olhos abertos.

Acreditar leva você ao redobrar as forças, manter o foco elevado e alimentar aquela determinação fundamental para enfrentar todos os desafios e os momentos delicados que qualquer atleta enfrenta ao longo da carreira esportiva.

Acreditar impulsiona você a treinar mesmo quando o treinamento acabou, te faz melhorar tecnicamente e te faz correr mais rápido do adversário. 

Mais você acredita mais sua confiança aumenta, mais a confiança aumenta mais crescem determinação e foco, sua postura e fisiologia mudam e tudo isso coloca você em uma posição vantajosa em comparação aos seus adversários.

Acreditar naquilo que você faz, saber porque o faz e ter bem claro onde quer chegar produz uma força mental extremamente focada e equilibrada, força que é um dos elementos fundamentais para alcançar o sucesso: nenhum campeão foi um campeão sem acreditar que isso fosse possível

 

Eu sei que muitos de vocês que estão lendo esse artigo estão pensando: “Diego eu acredito, tenho confiança em mim mesmo e se mesmo assim não consigo alcançar o meu objetivo?”

A pergunta é licita e merece uma resposta honesta.

O sucesso tem um preço, assim como a felicidade que tem um preço alto, muito alto. Você terá que enfrentar quedas, decepções fatos imprevisíveis que poderão até te causar tristeza e duvidas, mas somente você tem a possibilidade de decidir quem você quer ser e onde quer chegar. 

 

O fato positivo é que esta escolha é simples, talvez não seja fácil, mas com certeza è simples porque você tem somente duas escolhas.

 

Você pode me dizer:

1 – Diego não estou disposto a pagar o preço para me tornar um campeão porque a possibilidade de não chegar a alcançar o nível máximo poderia ser uma grande decepção, portanto prefiro determinar para mim objetivos facilmente alcançáveis me conformando com aquilo que obterei.

 

Mas também poderá me dizer: 

2 – Quero me tornar um campeão, quero ser o melhor e estou disposto a enfrentar os desafios diários porque acredito totalmente na minha força de caráter, no trabalho constante e em minhas capacidades.

Quero deixar muito claro que as duas escolhas são totalmente dignas de respeito e admiração quando tomadas de forma honesta. Ninguém tem o direito de decidir pela vida alheias e precisa coragem para tomar qualquer uma das duas decisões que, como qualquer decisão, determinam algumas consequências. 

 

Quem tomar a primeira decisão e se conforma com aquilo que vai chegar, provavelmente terá uma carreira sem muitas vitorias e sem grandes derrotas, sem muitas tristezas, mas sobretudo sem grandes alegrias e emoções. Uma carreira de comparsa porque esta é a escolha de quem aceita aquilo que os fatos proporcionam sem ter a capacidade de determinar os fatos. Este tipo de atleta tem grandes chances de ver os colegas ganhar troféus e nenhuma possibilidade de “escrever a história. 

Esta é a carreira do “E se tivesse...” e do “Se eu fosse...”!

 

Por outro lado, o atleta que decide pagar o preço do sucesso irá alcançar grandes resultados e muitos troféus. 

Uma pergunta frequente que recebo é a seguinte: “Diego cada atleta que opta para a secunda escolha terá sucesso?” A resposta, talvez cruel, é: “Obviamente não!” 

Mas com certeza quem escolhe percorrer este caminho viverá uma carreira e uma vida ao topo das próprias possibilidades, se desempenhando sempre da melhor forma possível, aceitando os desafios diários sem ter lugar nem tempo para as lamentações. Provavelmente irá escrever uma história de excelência e sucesso porque qualquer pessoa que vive ao seu potencial máximo enfrentará sim algumas decepções, mas terá a oportunidade de viver emoções e momentos de felicidade incríveis. 

Terá uma carreira e uma vida plena, ultrapassando limites. 

 

Em resumo será um Campeão de vida, independentemente de ter ou não levantado troféus e ganhado medalhas. 

Aquilo que torna tudo isso fantástico é a sua escolha depende totalmente e exclusivamente de você. 

 

®© Diego Trambaioli

Foto: Google Search | Google Search

 

P.S. Se achar que esta postagem possa ser útil para seus amigos, utilize os botões aqui em baixo para a compartilhar nas redes sociais. O apreciaria muito, obrigado.

Mental Coach de Alta Performance
Mental Coach de Alta Performance