Se você chegou até aqui provavelmente já sabe o que é o coaching esportivo e a alta performance e o que um mental coach faz, portanto, tendo muito respeito do seu tempo evito aqui repetir as coisas que terá lido em inúmeros blogs e sites e te falo porque é extremamente importante aquilo que eu faço com "meus" atletas coachees.

FIFPro, o sindicato internacional dos atletas faz anualmente pesquisas sobre o estado de saúde dos jogadores profissionais, durante e depois da atividade profissional e os dados mostram com clara evidencia que hoje em dia esportistas de alto nível precisam do suporte do mental coach que treina, desenvolve e potencializa todas as capacidades mentais do atleta garantindo uma manutenção da alta performance ao longo do tempo.

 

Isto se traduz em uma carreira mais rica de resultados esportivos e, por consequência, financeiros, em um equilíbrio psíquico e mental necessários para enfrentar o estresse da prestação, do resultado e da popularidade e sobretudo na consciência plena e no bem-estar

 

Para alcançar isso tudo aprimorei minha formação e hoje como Master and Positive Coach, Master Practitioner em PNL e formado em Hipnose Ericksoniana e Linguagem do Corpo consigo utilizar técnicas eficazes que garantem a melhor performance do atleta no respeito de seus valores e em equilíbrio com seus objetivos pessoais e profissionais.

Acredito muito na minha profissão e como Positive & Mental Coach  tenho certeza que a conscientização dos jovens esportistas sobre a necessidade de treinar e potencializar os recursos mentais que cada um dele possui irá diminuir os dados preocupantes fornecido em outubro de 2015 pelo FIFPro que na pesquisa com 826 jogadores relata o seguinte:

Este novo estudo divulgado no mês de outubro de 2015, mostra que sintomas de depressão e ansiedade são mais comuns do que se imagina entre jogadores e ex-jogadores de futebol. E que o problema está se espalhando na categoria.

 

De acordo com o levantamento, 38% dos 607 jogadores em atividade e 25% entre os 219 ex-jogadores disseram ter sofrido de depressão ou ansiedade nas quatro semanas anteriores a que foram entrevistados. 

O número não apenas confirma a gravidade do problema relatada na pesquisa anterior, do ano passado, como também mostra que ele está aumentando. 

 

O estudo do FIFPro também mostra que há uma correlação entre lesões sérias e depressão

Atletas que tiveram três ou mais contusões graves estão entre duas e quatro vezes mais propensos a sofrer com esses problemas.

 

O médico reconhece que os clubes são muito focados na saúde dos jogadores a curto prazo, "a fim de capacitar os atletas para o desempenho em campo". 

Mas ele acredita que os clubes poderiam dar mais atenção aos jogadores para evitar que eles sofram destes problemas no futuro.

 

Uma das principais medidas para prevenir a ocorrência de problemas de saúde mental no longo prazo (por exemplo, depois de sua aposentadoria), é ter atenção na fase inicial do planejamento da carreira

 

Além de depressão e ansiedade, 23% dos atletas e 28% dos ex-atletas disseram sofrer de distúrbios do sono

Outros 15% dos atletas e 18% dos ex-atletas reportaram sofrer com problemas de estresse. Problemas como abuso de álcool foram relatados por 9% dos jogadores e 25% dos ex-atletas. O consumo de cigarro ocorre entre 4% dos atletas e 11% dos ex-atletas.

 

A pesquisa contou com dados fornecidos por jogadores de Bélgica, Chile, Finlândia, França, Japão, Noruega, Paraguai, Peru, Espanha, Suécia e Suíça. 

Dos entrevistados, 55% passaram a maior parte da carreira atuando no mais alto nível. O mesmo aconteceu com 64% dos ex-atletas.

 

Todos estes datos confirmam que hoje em dia treinar a mente faz toda a diferença...

Seu futuro depende exclusivamente de você ... o que é que você decidiu fazer?

Me conte sua história...

 

®© Diego Trambaioli

Fotos: Google Search | Google Search

 

P.S. Se achar que esta postagem possa ser útil para seus amigos, utilize os botões aqui em baixo para a compartilhar nas redes sociais. O apreciaria muito, obrigado.

Mental Coach de Alta Performance
Mental Coach de Alta Performance